O Que é Governança?

Meio e processo capaz de produzir resultados eficazes, sem necessariamente a utilização expressa da coerção. (Alcindo Gonçalves)

Considerações sobre Governança de TI

A TI é essencial para gerenciar transações, informações e conhecimentos necessários para iniciar e sustentar as atividades econômicas e sociais. Essas atividades dependem cada vez mais de entidades cooperando a nível mundial para ser bem sucedido. Em muitas organizações, a TI é fundamental para apoiar, sustentar e fazer prosperar o negócio. Embora muitas organizações reconheçam os benefícios potenciais que a tecnologia pode produzir, as mais bem-sucedidas também entendem e gerenciam os riscos associados à implementação de novas tecnologias. Entre os desafios da empresa estão:

  • Alinhar a estratégia de TI com a estratégia de negócios;
  • Alinhar hierarquicamente, de cima para baixo, as metas estabelecidas pela empresa;
  • Fornecer estrutura organizacional que facilite a implementação de estratégias e metas;
  • Persistir que um framework de controle de TI deve ser adotado e implementado;
  • Mensurar o desempenho da TI.

Medidas eficazes e oportunas destinadas a resolver essas preocupações de alta gestão devem ser promovidas pela camada de governança de uma empresa. Dessa forma, os conselhos e a diretoria executiva precisam estender a governança (corporativa), já estabelecida na empresa, para a TI por meio de uma estrutura eficaz que aborda o alinhamento estratégico, avaliação de desempenho, gestão de riscos, entrega de valor e gestão de recursos. Simplificando, a consolidação de uma estrutura de governança de TI é responsabilidade do conselho de administração e diretoria executiva. Governança de TI é parte integrante da governança corporativa e consiste nas estruturas de liderança e de organização e processos que assegurem que a organização de TI sustenta e estende as estratégias da organização e seus objetivos. Uma estrutura de governança de TI, como o COBIT, pode ser um elemento crítico para garantir o controle adequado sobre as informações e os sistemas que criar, armazenar, manipular e gerenciar a TI. Para uma visão completa do papel da governança de TI em uma empresa, das responsabilidades dos conselhos de administração e da gestão executiva para a governança de TI, assim como ferramentas para implementar a governança de TI eficaz, consulte a publicação do ITGI, “Board Briefing on IT Governance, 2nd Ed“.

Fonte: ITGI