Tecnologia da Informação

No início, os computadores eram tidos apenas como “máquinas gigantes” que tornavam possível a automatização de determinadas tarefas em instituições de ensino/pesquisa, grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, tais máquinas começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores, mais poderosos e mais confiáveis. Leia mais


 

O Que é Governança?

Meio e processo capaz de produzir resultados eficazes, sem necessariamente a utilização expressa da coerção. (Alcindo Gonçalves)

Considerações sobre Governança de TI

A TI é essencial para gerenciar transações, informações e conhecimentos necessários para iniciar e sustentar as atividades econômicas e sociais. Essas atividades dependem cada vez mais de entidades cooperando a nível mundial para ser bem sucedido. Em muitas organizações, a TI é fundamental para apoiar, sustentar e fazer prosperar o negócio.  Leia mais…

 


Gerenciamento de Projetos

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Dois termos da definição de projetos merecem destaque. Temporário não significa necessariamente de curta duração, mas sim que um projeto possui um início e um término definidos. Isso distingue o projeto dos trabalhos operacionais de natureza contínua.

E exclusivo indica a singularidade da natureza de cada projeto, pois mesmo que elementos repetitivos ou similares possam estar presentes em algumas entregas do projeto, o resultado de cada projeto é obtido sob uma combinação exclusiva de objetivos, circunstâncias, condições, contextos, fornecedores etc.

Leia mais…