09/05/2013

ITIL

itil-logo

ITIL – Information Technology Infrastructure Library – Infra-estrutura de tecnologia da informação (serviços de TI, segurança, gerenciamento da infra-estrutura, gestão de ativos e aplicativos, etc.)

A ITIL atualmente esta sob custódia da OGC (Office for Government Commerce) e foi desenvolvida a partir de uma coleção de melhores práticas observadas no setor de infraestrutura de TI.

A segunda versão da ITIL (ITIL v2) foi estruturada entre 2000 e 2004 e constou de sete livros consistidos através de um framework padrão. A ITIL v2 se tornou um padrão e foi incorporada a norma BS 15000, que se tornou um anexo da norma ISO 20000.

Na prática é comum a organização que pretende adotar a ITIL como padrão para a gerência de serviços, priorizar inicialmente a implantação de algumas práticas de serviços em detrimento de outras, devido a complexidade e a mudança inicial envolvida. Ou seja, normalmente a implantação de uma biblioteca como a ITIL se da de forma gradativa e a opção inicial é a de priorizar as práticas que estão mais urgentes considerando a necessidade do negócio.

Em 2007 surgiu a versão três da ITIL (ITIL v3) que no seu núcleo consiste de cinco livros cobrindo o ciclo de vida dos serviços.

O ciclo de vida do serviço possui cinco etapas:

  • Estratégia de serviço
  • Desenho de serviço
  • Transição de serviço
  • Operação do serviço
  • Melhoria continuada de serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *